terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

[Artigo] Mary Sue, fuja dela!



Existem muitos artigos na internet falando sobre a Sue, então eu juntei dois que considerei os melhores e estou postando aqui as partes que considero importantes, não somente para quem escreve fanfics mas também para os que escrevem suas próprias histórias.
O material usado não é meu, mas foi postado com permissão dos respectivos donos. Eu apenas editei e acrescentei pouquíssimas coisas. Os artigos originais estão no fim do post para quem quiser ler.

------//------

Quem está acostumado a escrever fanfics sabe quem é a Mary Sue (ou Gari Stu, na versão masculina), mas para quem não sabe aqui vai uma breve explicação:

Mary Sue é aquela personagem extremamente perfeitinha, boa em tudo que faz e que todos amam (exceto o vilão, é claro). Nenhum segundo da história pode se passar sem sua presença. Tudo é para ela e por ela.

"Tá, e daí? Por que eu devo evitá-la? Por que os leitores não gostam dela?" 

Se você não é capaz de responder estas perguntas ou nunca ouviu falar de “Mary Sue”, está correndo o sério risco de ter vários leitores fugindo da sua história.


Mas por quê?

Barbie e Ken são exemplos perfeitos.
Mary Sue é geralmente definida como um personagem exageradamente perfeito, ou seja, ela é tão boa em tudo que chega a ser irritante. Ela lembra uma mistura de todos os personagens protagonistas/heróis, num personagem só.
Uma coisa que pode acontecer é o fato de o escritor acabar "se colocando" em na história. Ou seja: você coloca uma versão idealizada de si mesmo no livro, possuindo habilidades e qualidades que você gostaria de ter. Seu personagem vai ter rivais em sua pequena comunidade, mas eles serão estereótipos que provavelmente terão inveja de seu querido personagem por todas as qualidades que ele possui.
Bom, até aí tudo bem. Todo mundo tem o direito de sonhar em ser super linda, poderosa e inteligente, conquistar o gatíssimo personagem principal e ser feliz para sempre no seu mundinho perfeito. O problema começa quando você escreve tudo isso aí e publica para outras pessoas lerem, querendo que elas achem tudo lindo e maravilhoso como é para você.


Tipos De Sue/Stu
Em fanfics, também aplicado em histórias originais.
Perfeitinho: É bonito(a), tira sempre boas notas, tem um ótimo emprego, um namorado(a) maravilhoso(a), e o exemplo de bondade. É impossível encontrar qualquer defeito. Aliás, todos o amam, menos o vilão da história. E claro... O vilão da história é totalmente o oposto: feio, mau, burro, etc. Dois personagens totalmente inverossímeis: perfeito ou imperfeito demais.
Action Girl/Boy: Ao contrário do exemplo acima, sua vida não é tão perfeita. O vilão da história costuma fazer de tudo para arruiná-lo, de modo que, além de tirar ótimas notas na escola, ele(a) precisa trabalhar dois turnos para sustentar os irmãos mais novos, ou para pagar o colégio, ou qualquer outro motivo sofredor (porque o vilão já matou toda sua família). Entretanto, mesmo com todos os seus afazeres, a/o Action Girl/Boy ainda é a/o melhor em tudo o que faz.


Ai meu Deus, será que criei uma Mary Sue?

Se sua personagem é:

- Muito atraente, sem que ela precise fazer nada para ficar bonita, ganhando o coração de todos (até mesmo os desconhecidos).
- Tem algo incomum na sua aparência, como a cor dos olhos, pele ou cabelos diferente do normal.
- Novata na escola e imediatamente se torna superpopular.
- É a mais inteligente da escola, mesmo sem muito tempo pra estudar devido ao tempo que gasta sendo líder de torcida, indo à baladas, fofocando, passando por situações difíceis.
- Naturalmente boa em tudo que faz.
- Sempre se dá bem no final, mesmo quando aparentemente algo está errado, não importando o quanto difícil seja a situação.
- É extremamente corajosa, bondosa, gentil, ajuda a todos mesmo que lhe traga consequências.
- Nasceu pobre ou escrava, e venceu todas as dificuldades para melhorar de vida. Provavelmente, ela teve que fugir de casa, deixando sua família para trás.
- É muito madura para sua idade e mesmo sendo nova costuma saber mais e ser mais esperto do que adultos (e pessoas mais velhas podem se apaixonar por ela).


TUDO ISSO DE UMA VEZ? Se sim, sinto muito, mas você criou o personagem mais chato que existe.

"Então meu personagem não pode ter NADA disso?" 

Sim, ele pode, desde que você lhe dê defeitos que são ruins que vão fazê-lo ser mais humano. E não fique apontando suas qualidades incomuns a todo momento.


Evitando ser uma Mary Sue/Gari Stu 
.
Não se coloque na história
Esse é um dos maiores indicadores que sua personagem talvez seja uma Mary Sue. Se este é o caso, guarde seus sonhos para você mesmo e comece a escrever sobre um personagem verossímil, que encante seus leitores. Você pode colocar traços de si mesmo, traços de quem você conhece, mas faça um personagem que não seja você sem defeitos, ou há mais chances de você exagerar nessa brincadeira. 

Aparência 
Personagens perfeitinhos demais geralmente vem acompanhados de descrições exageradas sobre sua aparência. “Olhos azuis mais brilhantes que o céu”, “O cabelo dourado mais lindo que as estrelas” e blá, blá, blá... Além de serem clichê, ninguém descreve uma pessoa deste modo.

Criação de características plausíveis 
A menina é delicada? Significa que ela provavelmente não será fisicamente forte e terá medo de lutar, ao menos no início. Não será uma fortaleza espiritual: se emocionará ou assustará com mais frequência. E se quiser fazer dela mais forte, demonstre uma evolução plausível dentro da história. O problema está quando todo tipo de qualidade está presente em seu personagem - mesmo quando tais qualidades não se complementam.


 "Ah, mas eu não me importo com os outros leitores. Eu escrevo para me divertir, não para ganhar reviews."


 Ok. Você tem todo o direito de escrever o que quiser. Mas se você não quer que outras pessoas leiam, não publique. Os leitores agradecem!



Artigos completos sobre "Mary Sue" em:
Just For Fun!
O Enigma da Lua
Todos os créditos aos autores.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu já! Mas eu me perdoo porque eu tinha acabado de completar 14 anos na época e nunca tinha escrito nada na vida ;)

 

Escrevendo Mundos de Tinta © 2008 . Design By: SkinCorner