sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

[Autores] Cornelia Funke

 Cornelia com o exemplar original de Coração de Tinta

 Por que eu escolhi falar de Cornelia Funke primeiro e não Jo Rowling? Bem, em primeiro lugar porque o blog tem esse título graças a ela. Em segundo lugar porque acho fascinante a ideia que ela teve na triologia Mundo de Tinta (composta por Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta), onde um Língua Encantada consegue tirar personagens de um livro e trazê-los para nosso mundo.
Pôster de Coração de Tinta
Ela é muito criativa! Eu me lembro de ter visto o filme Coração de Tinta na época em que foi lançado em DVD e quando procurei a história e descobri que era um livro me deu aquela enorme vontade de ler. E devorei! 
Cornelia narra em terceira pessoa, assim como JK Rowling. Porém, ela não fica somente focada na personagem principal, Meggie, como Rowling fica com Harry. Ela mostra o lado dos outros personagens principais, sem revelar muito do seu modo de ser. O leitor só conhece bem o personagem a medida que lê o livro, assim como conhecemos as pessoas em carne e osso. 
  
E isso não somente na triologia Mundo de Tinta. Ela também escreveu outros livros infanto-juvenis, embora eu só tenha lido mais um chamado O Senhor dos Ladrões, que narra a história de um grupo de crianças órfãs que moram em um cinema abandonado de Veneza, cujo líder se auto-proclama o senhor dos ladrões e rouba jóias de mansões para sustentá-los. Também há um filme homônimo desse livro. Também super recomendadíssimos, tanto o livro quanto o filme.

Cartaz do filme O Senhor dos Ladrões

Cornelia com o elenco de O Senhor dos Ladrões

0 comentários:

 

Escrevendo Mundos de Tinta © 2008 . Design By: SkinCorner