quinta-feira, 15 de março de 2012

[Resenha] O Herói Perdido - Rick Riordan


Sinopse: Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal." Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

Rick Riordan mais uma vez nos traz os semideuses, mas dessa vez Percy Jackson é somente uma peça importante e não a principal. Heróis do Olimpo é contado em 3ª pessoa pela perspectiva de três heróis: Jason, Piper e Leo. O livro começa com Jason sem memória, ele não lembra nada do seu passado e Leo e Piper parecem ter lembranças com ele de que ele tem certeza não serem reais. Quando são atacados por ventus, espíritos da tempestade, Leo e Piper descobrem que são semideuses e conhecem Annabeth que está em busca de Percy. O garoto desapareceu do Acampamento meio-sangue misteriosamente e sem deixar rastros. A perda da memória de Jason e o desaparecimento de Percy entre outras coisas parecem ser obra de Hera, a senhora do céu, que foi capturada. Os heróis então tem que sair em missão para livrar Hera do cativeiro e Jason recuperar sua memória, mas a vida não é fácil quando se é filho de um deus, e os nossos heróis tem que enfrentar muitos desafios antes de completar a missão, descobrir o que realmente está acontecendo e impedir que antigos inimigos dos deuses destruam o Olimpo. - Andressa, resenha do Skoob.

Sou fã incondicionável do Rick Riordan, não nego isso. Mas também sou muito crítica, até mesmo com meus autores preferidos. Eu terminei de ler O Herói Perdido faz alguns dias e confesso que esperava mais.
Rick é totalmente informal ao narrar suas histórias, o que deixa a leitura prazerosa e não cansativa. Quando li Percy Jackson eu me apaixonei imediatamente e não me importei muito com o fato de os personagens simplesmente tropeçarem nos perigos em sua jornada. 
Em O Herói Perdido, Rick deu maiores justificativas para cada batalha (assim como em A Pirâmide Vermelha, também de sua autoria), mas teve coisas que não desceram redondo, como Jason voltando a se lembrar das coisas sem uma explicação. Ele simplesmente se lembrava e ponto, ninguém se surpreendia com a repentina volta de sua memória. Piper nem sabia que era uma semideusa e se mostrou uma ninja nas batalhas, assim como Leo. Tudo que eles precisavam estava à mão, graças ao cinto mágico de Leo (confesso que não gostei nem um pouco desse cinto). Eu me senti um pouco confusa no mar de informações e opiniões divergentes dos três principais.
Em contrapartida a tudo isso, a ideia do Rick de juntar as duas faces dos deuses, grega e romana, foi muito, mas muito legal. Poderia ter sido mais explorada, mais explicada, mas acho que isso vai ficar para O Filho de Netuno, o segundo livro ainda não lançado no Brasil. A trama principal é excelente, mas só a conhecemos realmente no finalzinho do livro, onde tudo faz sentido e me fez querer devorar o próximo livro o mais rápido possível. Tanto que não aguentei e li o primeiro capítulo de O Filho de Netuno em inglês mesmo.

Resumindo, Rick conseguiu mais uma vez mostrar que é um escritor que veio pra ficar na cabeça das crianças, adolescentes e adultos amantes de fantasia. Tenho certeza que minhas frustrações citadas acima não incomodariam em nada uma criança ou alguém não muito exigente. Nem a mim incomodaram tanto. Mesmo assim, continuo achando os personagens de Percy Jackson mais fáceis de se relacionar e continua sendo minha série preferida do Tio Rick.

4,5 Estrelas
Leiam, não irão se arrepender

0 comentários:

 

Escrevendo Mundos de Tinta © 2008 . Design By: SkinCorner